sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Liberdade, Liberdade

.
LIBERDADE. "A vista além do ponto - Elanklever"

Esta palavra contida no "Dicionário". Vem do Latin: libertare (S.F). Dicionário Aurélio da língua Portuguesa.
.
Definida entre outras como: poder de cada um decidir ou agir segundo própria determinação. Agir na sociedade por normas definidas. Há um leque de definições e conceitos aplicados à dinâmica social.

Entre os tais: Liberdade de pensamento, Liberdade de Imprensa, Liberdade condicional e outras.

Infelizmente muitos definem em seu próprio dicionário que liberdade é o direito de que outros pouca liberdade tenha. O conceito que liberdade é minha vontade, é minha razão, é meu desejo e pronto.
Tudo posso.

Vezes para assegurar tal liberdade "individual", a ilimitada liberdade, o sujeito sente-se no direito de ultrapassar os limites naturais da boa convivência. Vezes alijando a liberdade alheia. Para isto a sociedade editou Leis de comportamento.

Quanto mais evoluídas estas leis e a aplicabilidade das mesmas, maior será o desenvolvimento social e o crescimento pessoal. O princípio da boa educação social é saber que não há liberdade ilimitada. As leis colocam limites, para que haja amplitude das responsabilidades diante de ações desconectadas dessas leis.

O pensador bem definiu nos oferendo a citação: "Quantos amam a liberdade, desde que não seja a do alheio - Elanklever"

Infelizmente há a indiferença que muitos praticam. O distanciamento entre a  "liberdade" e o desregramento, falta de regras, indisciplina, licenciosidade.

Onde encontrar o bom senso? Há uma diferença muito grande entre a palavra "LIBERDADE", e a dinâmica da mesma.

Como cita o pensador: A indução, o caminhar, a ação. Como citado acima: Será que liberdade é o direito de sentir-se dono da mesma?

Para pensar: Ninguém tem a liberdade, liberdade é livre - Elanklever

Nenhum comentário:

Postar um comentário